Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português

FALE CONOSCO

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco fale conosco

NUPEMASC

Relatórios de Pesquisa NUPEMASC
ISSN 2764-7706


O Núcleo de Pesquisa em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos - NUPEMASC foi inaugurado em 28/08/2019, juntamente com o Observatório de Pesquisas Bryant Garth, e é coordenado pelo Desembargador Cesar Felipe Cury. Tem como objetivo apontar a insuficiência do processo judicial como mecanismo exclusivo para a solução das controvérsias de uma sociedade cujas relações, a cada dia, tornam-se mais complexas, seguindo outros ordenamentos que adotam, em suas diretrizes, a ampliação qualitativa do acesso à ordem jurídica, a partir de um conceito transdisciplinar de processualidade e resolutividade. Sob essa perspectiva, o NUPEMASC analisa algumas novidades trazidas pelo novo Código de Processo Civil, em vigor desde 2016, relacionadas aos sistemas adjudicatório e autocompositivo para a prevenção e solução de litígios. As reuniões do NUPEMASC ocorrem quinzenalmente e são organizadas pelos coordenadores. Na solenidade de inauguração do Observatório de Pesquisas Bryant Garth, o Desembargador Cesar Felipe Cury destacou: “Para nós, então, que nos dedicamos a estudar e implementar essas formas consensuais de solução de conflitos no âmbito dos tribunais, é fundamental contarmos com o apoio de um núcleo de pesquisa que possa nos mostrar caminhos para a tomada de decisão na implementação e difusão dessa política pública de consensualidade. É uma interface extremamente válida para o Poder Judiciário a relação entre a realidade prática e a empírica, através das pesquisas e de seus resultados”.

Composição Atual do NUPEMASC:

Pesquisadores: Des. Cesar Felipe Cury; Dr. Nilton Cesar da Silva Flores;

Alunos Bolsistas: Laura Alves Lagrota, Luíza de Faria.

O Núcleo de Pesquisa em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos - NUPEMASC foi inaugurado em 28/08/2019, juntamente com o Observatório de Pesquisas Bryant Garth, e é coordenado pelo Desembargador Cesar Felipe Cury. Tem como objetivo apontar a insuficiência do processo judicial como mecanismo exclusivo para a solução das controvérsias de uma sociedade cujas relações, a cada dia, tornam-se mais complexas, seguindo outros ordenamentos que adotam, em suas diretrizes, a ampliação qualitativa do acesso à ordem jurídica, a partir de um conceito transdisciplinar de processualidade e resolutividade. Sob essa perspectiva, o NUPEMASC analisa algumas novidades trazidas pelo novo Código de Processo Civil, em vigor desde 2016, relacionadas aos sistemas adjudicatório e autocompositivo para a prevenção e solução de litígios. As reuniões do NUPEMASC ocorrem quinzenalmente e são organizadas pelos coordenadores. Na solenidade de inauguração do Observatório de Pesquisas Bryant Garth, o Desembargador Cesar Felipe Cury destacou: “Para nós, então, que nos dedicamos a estudar e implementar essas formas consensuais de solução de conflitos no âmbito dos tribunais, é fundamental contarmos com o apoio de um núcleo de pesquisa que possa nos mostrar caminhos para a tomada de decisão na implementação e difusão dessa política pública de consensualidade. É uma interface extremamente válida para o Poder Judiciário a relação entre a realidade prática e a empírica, através das pesquisas e de seus resultados”.
  • Des. Cesar Felipe Cury.
  • Dr. Nilton Cesar da Silva Flores.
  • Laura Alves Lagrota.
  • Luíza de Faria.
  • William Oliveira Taveira.
Periodicidade: Irregular.
Idiomas: Português.
Autor corporativo: Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.
Editora: Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.
NUPEMASC – Núcleo de Pesquisa em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos
Rua Dom Manuel, 25, sala 410, Observatório de Pesquisas Bryant Garth, Centro – RJ
Tel.: (21) 3133-3886 / 3133-1604
E-mail: emerj.nupemasc@tjrj.jus.br
Clique na imagem abaixo para saber mais sobre esta edição.
Em breve
 
Voltar