ANÁLISE DA TÉCNICA DAS QUEIMADAS CONTROLADAS, ENQUANTO FENÔMENO CULTURAL NOS CAMPOS DE CIMA DA SERRA, COMO FORMA DE EVITAR OS DESASTRES AMBIENTAIS NA REGIÃO

  • Mariângela Guerreiro Milhoranza IMED
  • José Tadeu Neves Xavier

Resumo

O presente estudo analisa os efeitos da prática das queimadas controladas, enquanto tradição no manejo do fogo para o uso do solo, sobre o meio ambiente. Para tanto é tomada como referência a região do Rio Grande do Sul conhecida como Campos de Cima da Serra. Após a análise de estudos científicos oriundos das áreas da biologia e da ecologia se conclui que a técnica das queimadas controladas proporciona benefícios ao ecossistema da região e evita desastres ambientais.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Direito PUC/RS

Publicado
2021-12-02
Como Citar
MILHORANZA, Mariângela Guerreiro; XAVIER, José Tadeu Neves. ANÁLISE DA TÉCNICA DAS QUEIMADAS CONTROLADAS, ENQUANTO FENÔMENO CULTURAL NOS CAMPOS DE CIMA DA SERRA, COMO FORMA DE EVITAR OS DESASTRES AMBIENTAIS NA REGIÃO. Direito em Movimento, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 211-236, dez. 2021. ISSN 2238-7110. Disponível em: <https://emerj.com.br/ojs/seer/index.php/direitoemmovimento/article/view/376>. Acesso em: 25 jun. 2022.