» Foco e Escopo

A REVISTA DA EMERJ é especializada nas diversas áreas do saber jurídico em seu sentido mais amplo. Além dos temas especificamente jurídicos, abrange o Direito em suas relações com a Sociologia, a Filosofia, a Economia, a História, a Psicologia e a Política. A Revista está aberta a ensaios inéditos sobre a dogmática jurídica e a artigos com abordagens teóricas, aplicadas e metodológicas. Pretende, desta forma, contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos interdisciplinares e dos debates e discussões críticas, tão necessários e enriquecedores para a comunidade jurídica do País.

» Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos enviados pelos autores são recebidos pelo Conselho Editorial da Revista da EMERJ, e em seguida são encaminhados para os auxiliares do Coordenador, integrantes do Conselho. Cada artigo é avaliado por, no mínimo, dois pareceristas.
Uma vez concluído esse processo de apreciação e seleção dos textos, os autores são notificados por correio eletrônico a respeito da aceitação ou recusa de seus artigos. Os pareceres são de uso interno e exclusivo da equipe editorial da Revista da EMERJ; portanto, não será divulgado o conteúdo integral desses relatórios, e tampouco se darão a conhecer os nomes dos pareceristas envolvidos em cada processo.


» Periodicidade

A Revista da EMERJ é uma publicação quadrimestral e adota o fluxo contínuo para recebimento de trabalhos.


» Política de Acesso Livre

O acesso ao conteúdo é livre, gratuito e imediato. Obedece-se, portanto, ao princípio da democratização do conhecimento científico ao público.


» Histórico da Revista

Em seus quase vinte anos de existência, a Revista da EMERJ passou por diversas mudanças. Entretanto, nos últimos anos estas mudanças foram mais evidentes e, visando uma melhor qualificação Qualis/CAPES, estamos passando uma série de transições, entre elas a implantação do sistema OJS, um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica, recomendado pela CAPES, pois permite uma melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo de informações.