O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto submetido não contém identificação dos autores.
  • O resumo e as palavras-chave estão em português e outra língua de minha preferência.
  • Meu cadastro foi devidamente preenchido com o máximo de informações possíveis.

Diretrizes para Autores

Aos autores:

Os artigos e resenhas enviados a Revista da EMERJ serão submetidos ao Conselho Editorial e ao Conselho de Pareceristas. Os Conselhos reservam-se o direito de sugerir aos autores modificações de forma, com o objetivo de adequar os artigos às dimensões da revista ou ao seu padrão editorial. As notas de rodapé e referências bibliográficas devem ser restritas ao mínimo indispensável. A publicação de um artigo não exprime endosso do Conselho a todas as afirmações feitas pelos autores. Os artigos devem conter entre 20.000 e 50.000 caracteres, com espaços, ficando ao critério dos editores as possibilidades de artigos com um pouco mais ou menos caracteres. Todos os artigos serão submetidos a avaliação de dois pareceristas (por partes duplo-cego). Em caso de discordância entre os avaliadores, os artigos serão submetidos a um terceiro avaliador.

 

NORMAS:

1. Como enviar e apresentar artigos:

É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de submissão. 

Certifique-se de que ao preencher o cadastro, todas as informações tais como nome e sobrenome dos autores, endereços de e-mail, telefones de contato, currículo lattes, dados curriculares resumidos e endereços postais foram fornecidos corretamente. São imprescindíveis para a publicação.

1.1 Os trabalhos deverão ser apresentados em formato eletrônico, processado em Word for Windows;

1.2 Fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5;

1.3 Margens: superior 2 cm; esquerda 2cm; inferior 2cm; direita 2

1.4 Utilizar negrito para títulos e subtítulos, e itálico para títulos de livro e palavras estrangeiras;

1.5 Os trabalhos devem incluir:

        a) título na língua corrente do artigo (português, espanhol, inglês ou francês);

        b) resumo na língua da escrita original e em língua estrangeira sua preferência. O resumo deverá trazer um texto entre 100 e 250 palavras.

        c) palavras-chave (máximo de 5) – na língua da escrita original e em língua estrangeira de sua preferência.

Obs.: os dados do autor (nome, afiliação institucional, endereço, e-mail) não devem constar no artigo. Estes deve ser inseridos no cadastro.

1.6 As notas de rodapé deverão ser incluídas no final da página, ordenadas por algarismos arábicos; fonte arial 10;

1.7 Numeração de páginas - iniciada a partir da segunda folha da introdução, embora a inicial seja contada;

 

2.   Citações

2.1 As citações literais até 3 linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto; as citações literais a partir de 4 linhas devem estar separadas do texto, com letra menor que a do texto utilizado, sem aspas, com recuo de 4 cm da margem esquerda.

2.2 As referências das citações constantes no texto deverão ser feitas em nota de rodapé, da seguinte forma:

        a) Quando for a referência do autor, citar nesta ordem: SOBRENOME, Nome. Título do livro (em itálico): subtítulo (quando houver) separado do título por dois pontos e sem itálico. Local da editora: Editora, ano da edição. página.

Exemplo:

PEREIRA, Caio Mário da Silva. Lesão nos contratos. Rio de Janeiro: Forense, 1959. p. 24. 

As demais citações da mesma obra deverão ser feitas da seguinte forma: PEREIRA, 2001, p. 19.

OUTRO AUTOR, ano, página. PEREIRA, op. cit., p. 40.

 Em caso de citação igual à citação imediatamente anterior, utilizar Ibidem seguido do número da página, se preciso:

3 PEREIRA, 2001, p. 19.

4 Ibidem, p. 78.

Obs.: as expressões op. cit. e ibidem só podem ser usadas na mesma página da citação a que se referem.

         b) No caso de citação de capítulo de livro, esta deve ser feita da seguinte maneira: SOBRENOME, Nome. Capítulo do livro. In: Título do livro (em itálico). Local da editora: Editora, ano da edição. p. xxx-xxx.

        c) No caso de citação literal, deve ser mencionada a(s) página(s) de onde ela foi retirada.

        d) No caso de citação de tese ou dissertação, esta deve ser feita da seguinte maneira:

SOBRENOME, Nome. Título (em itálico). Tese ou Dissertação (Nível e área) – Instituto e Universidade onde foi defendida, Local da Universidade, ano da defesa.

 2.3 Referências (somente as citadas nas notas de rodapé).

 

3.   Sobre os conteúdos

3.1 A responsabilidade pelos conteúdos dos artigos é daqueles que os escrevem;

3.2 O Conselho Editorial da Revista da EMERJ se reserva o direito de introduzir nos trabalhos as modificações necessárias para adaptar os mesmos às normas e às suas possibilidades editoriais. E em casos de eventuais modificações substanciais, essas serão solicitadas aos autores;

3.3 É permitida a reprodução dos artigos desde que conste que foram originalmente publicados na Revista da EMERJ;

 

4.   Periodicidade e prazo para a apresentação do material à revista

4.1 A Revista da EMERJ mantém uma periodicidade quadrimestral (abril, agosto e dezembro normalmente) e recebe artigos em fluxo contínuo.

 

5.   Seleção de material

5.1 Avaliam-se a originalidade e relevância do tema, a qualidade da metodologia utilizada, clareza do texto e adequação às normas de editorias da Revista;

5.2 Todo o material é submetido e revisado por pelo menos dois pareceristas anônimos (duplo cego). A editoria da revista enviará aos autores as recomendações dos avaliadores.

 

Em caso de dificuldades com o processo, entre em contato com revistadaemerj@tjrj.jus.br para suporte.