O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto submetido não contém identificação dos autores.
  • O resumo e as palavras-chave estão em português e outra língua de minha preferência.
  • Meu cadastro foi devidamente preenchido com o máximo de informações possíveis.

Diretrizes para Autores

Aos autores:

 

Os artigos e resenhas enviados para a Revista da EMERJ serão submetidos ao Conselho Editorial e à Comissão Acadêmica de Pesquisas e Publicações da EMERJ (COPPE). Os Conselhos reservam-se o direito de sugerir aos autores modificações de forma, com o objetivo de adequar os artigos às dimensões da revista ou ao seu padrão editorial. As notas de rodapé  e referências bibliográficas devem ser restritas ao mínimo indispensável. A publicação de um artigo não exprime endosso do Conselho a todas as afirmações feitas pelos autores. Os artigos devem conter no máximo 25 páginas, ficando ao critério dos editores a possibilidade de artigos com um número maior de páginas.

 

Serão avaliados os artigos que observarem rigorosamente estas normas. Normas:

  • NBR 10.520 (ago./2002) → Informação e Documentação – Citações e documentos – Apresentação

 

  • NRB 6023 (nov./2018 versão corrigida 2020) → Informação e Documentação – Referências – Elaboração

 

  • NBR 6021 (maio/2015 versão corrigida 2016) → Informação e documentação — Publicação periódica técnica e/ou científica — Apresentação

 

  • NRB 14.724 (abril/2011) → Informação e documentação – Trabalhos Acadêmicos – Apresentação

 

  • NRB 6022 (maio/2018) → Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica – Apresentação

 

 

 

1.  Como enviar e apresentar os artigos

 

É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de submissão.

 

Certifique-se de que ao preencher o cadastro, todas as informações tais como nome e sobrenome dos autores, endereços de e-mail, telefones de contato, currículo lattes, dados curriculares resumidos e endereços postais foram fornecidos corretamente. São imprescindíveis para a publicação.

 

  • Os trabalhos deverão ser apresentados em formato eletrônico, processado em Word for Windows;

 

  • Fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5;

 

  • Margens: superior 3 cm; esquerda 3 cm; inferior 2cm; direita 2

 

  • Utilizar negrito para títulos e subtítulos, e itálico para títulos de livro e palavras estrangeiras;

 

  • Os trabalhos devem incluir:
  1. título na língua corrente do artigo (português, espanhol, inglês ou francês);

 

  1. resumo na língua da escrita original e em língua estrangeira de sua preferência. O resumo deverá trazer um texto entre 100 e 250

 

  1. palavras-chave (máximo de 5) – na língua da escrita original e em língua estrangeira de sua preferência.

 

Obs.: os dados do autor (nome, afiliação institucional, endereço, e-mail) não devem constar no artigo. Estes deve ser inseridos no cadastro.

 

  • As notas de rodapé deverão ser incluídas no final da página, ordenadas por algarismos arábicos; fonte arial 10;

 

  • Numeração de páginas - iniciada a partir da segunda folha da introdução, embora a inicial seja contada;

 

 

2.  Citações

 

  • As citações diretas, no texto, de até 3 linhas, devem estar contidas entre aspas duplas (“ “). As aspas simples (‘ ‘) são utilizadas apenas para indicar citação no interior da citação. Para as citações diretas com mais de três linhas, devem estar destacadas em outra linha com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem aspas, com fonte menor ao do texto utilizado e ao final, e entre parênteses, o sobrenome em caixa alta, ano da obra e página, exemplo:

 

A pesquisa bibliográfica é o primeiro passo de um trabalho científico. Por meio dela é possível coletar e verificar a parte teórica sobre os temas e assuntos que serão de interesse no andamento do trabalho científico (PEREIRA, 2001, p. 19)

 

 

 

3.  Referências

 

Deverão ser apresentadas apenas as referências de obras mencionadas no trabalho, em ordem alfabética por sobrenome do autor, espacejamento simples, tamanho 12, sem recuo, alinhado a margem esqueda do texto, com um espaço simples entre cada referência, precedidas pela expressão 'REFERÊNCIAS', em negrito (tamanho 12) e centralizada:

 

Livro de um só autor: SOBRENOME, Prenome. Título sem aspas, em itálico: subtítulo (quando houver) separado do título por dois pontos e sem itálico. Edição. Local: Editora, ano da publicação.

 

 

Livro de dois ou três autores: SOBRENOME, Prenome; SOBRENOME, Prenome; SOBRENOME, Prenome. Título. Edição. Local: Editora, ano da publicação.

 

 

Livro de mais de três autores: SOBRENOME, Prenome et al. Título. Edição. Local: Editora, ano da publicação.

 

Artigos de revistas (assinados): SOBRENOME, Prenome. Título do artigo sem aspas, itálico, negrito ou sublinhado. Nome da revista em itálico, Local, volume, número, página(s) inicial e final, período                      de              circulação,                                                              ano.

 

 

 

Artigos de revistas (não-assinados): TÍTULO do artigo sem aspas, itálico, negrito ou sublinhado, com a primeira palavra em maiúsculas. Nome da revista em itálico, Local, volume, número, página(s)           inicial      e          final,                         período            de             circulação,     ano.

 

 

 

Artigos em jornais (assinados): SOBRENOME, Prenome do autor. Título do artigo sem aspas, itálico, negrito ou sublinhado. Nome do jornal em itálico, Local, data, Caderno/seção/parte, página(s). Obs.: Quando não houver seção, caderno ou parte, a paginação do artigo ou matéria precede a data.

 

 

Artigos em jornais (não assinados): TÍTULO do artigo sem aspas, itálico, negrito ou sublinhado e com a primeira palavra em maiúsculas. Idem ao exemplo anterior.

 

 

Capítulo de livro: SOBRENOME, Prenome. Título do livro/artigo. In: SOBRENOME, Prenome (Ed. ou Org.), Título do livro em itálico. Local da editora: Editora, ano da edição. p. xxx- xxx.

 

 

Dissertações e teses: SOBRENOME, Prenome do autor. Título em itálico da dissertação ou tese. Data. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em Área X) – Nome do Instituto/Faculdade, Universidade. Local, data da defesa mencionada na folha de aprovação (se houver).

 

 

Artigos de periódicos online: SOBRENOME, Prenome. Título do artigo sem aspas, itálico, negrito ou sublinhado. Título do periódico, Local, volume, número, página(s) inicial e final, período de circulação, ano. Disponível em: <http:// endereço do site>. Acesso em: dia, mês e ano.

 

 

Livros online: SOBRENOME, Prenome. Título do livro. Local: Editora, data. Disponível em:

<http://endereço do site>. Acesso em: dia, mês e ano.

 

 

Legislação: Jurisdição (país, estado, cidade). Lei n.º, de dia mês ano. Dados da publicação que divulgou a legislação.

 

 

Legislação online: Jurisdição (país, estado, cidade). Lei n.º, de dia mês ano. Disponível em:

<http://endereço do site >. Acesso em: dia, mês e ano.

 

 

Súmulas, Acórdãos, etc..: Jurisdição. Órgão Judiciário competente. Título (natureza da decisão ou ementa). Número (se houver). Partes envolvidas (se houver). Relator: Nome do Relator. Local, data. Dados da publicação que divulgou o acórdão (se online, colocar como no exemplo anterior).

 

 

4.   Sobre os conteúdos

 

  • A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é daqueles que os escrevem;

 

  • O Conselho Editorial da Revista da EMERJ se reserva o direito de introduzir nos trabalhos as modificações necessárias para adaptar os mesmos às normas e às suas

 

possibilidades editoriais. E em casos de eventuais modificações substanciais, essas serão solicitadas aos autores;

 

  • É permitida a reprodução dos artigos desde que conste que foram originalmente publicados na Revista da EMERJ;

 

5.   Periodicidade e prazo para a apresentação do material à revista

 

 

5.1 A Revista da EMERJ mantém uma periodicidade quadrimestral e recebe artigos em fluxo contínuo.

 

6.   Seleção de material

 

  • Avaliam-se a originalidade e relevância do tema, a qualidade da metodologiautilizada, clareza do texto e adequação às normas de editorias da Revista;

 

  • Todo o material submetido é revisado e a editoria da revista enviará aos autores as devidas recomendações.

 

 

 

Em caso de dificuldades com o processo, entre em contato com revistadaemerj@tjrj.jus.br para suporte.